DISPOSITIVOS ANTIENCHENTES
Naturalmente as matas ciliares prestam um “serviço” antienchentes insuperável.
Durante as precipitações ocorre que as gotas de chuva chegam as folhas e dessem em sentido ao solo através dos galhos e troncos das árvores. Quando tocam o solo encontram a serrapilheira que precisa ser atravessada para então alcançarem o solo. Somente após a saturação da serrapilheira e solo, é que ocorre o escorrimento de água por sobre estes até que, com um certo volume, o rio, lago ou curso d´água é alcançado.
Se a instalação da mata ciliar (que seria ideal), entre outras medidas ambientais não forem mais possíveis, é necessário a instalação de dispositivos e aplicação das metodologias antienchentes, as quais irão atenuar os efeitos da cheia, tornando-os mais lentos, dando mais tempo para preparativos e reações, tanto de ribeirinhos, quanto da defesa civil.
Em razão do grande aumente de desastres naturais, neste último ano, relacionados as chuvas e enchentes que desenvolvemos o projeto de Dispositivos Antienchentes, o que na verdade se trata de dispositivos e metodologias a serem estrategicamente instaladas em cursos d´água, a fim de retardar o efeito das cheias sem provocar uma modificação no ambiente de forma danosa (impacto severo).
Informe 03-25