REVESTIMENTO DE CANAL DE VINHAÇA
Construção, limpeza ou recuperação de canais de vinhaça e revestimento do mesmo com geomembrana.
Agricultura e Pecuária
Nem sempre a empresa ou empresário rural tem a mão, um engenheiro civil ou um técnico de segurança, disponíveis para acompanhamento integral de suas obras. Assim, mesmo que a obra não tenha sido projetada por nós, podemos fornecer corpo técnico para acompanhamento e fiscalização desta obra.
O efetivo é disponibilizado conforme a necessidade do cliente! e, em se tratando de uma obra na zona rural podemos fornecer apoio com equipe externa de profissionais da área agropecuária, que podem proporcionar uma melhor abrangência dos resultados.
- Tanques, barragens de terra revestidas ou não por geomembrana;
- Construção de estradas rurais, pavimentadas ou não pavimentadas;
- Construção de instalações para suinocultura, avicultura e entre outros;
- Cercamentos de áreas com alambrado, cerca de arame ou mesmo construção de muros de arrimo;
- Instalações ou prédios em alvenaria convencional, entre outros;
- Veja mais na guia Indústria.
A Otimiza do Brasil insere em suas soluções a interação entre várias disciplinas. A troca de conhecimento entre os profissionais de engenharia proporciona o desenvolvimento de projetos inovadores.
Toda atividade produtiva requer esta interação! A título de exemplo, iremos considerar uma lavoura de produção de grãos (Agricultura), a qual durante a produção e colheita utiliza estradas (Engenharia, Terraplenagem, Logística) para transporte de insumos e grãos. Após colhido o grão deve ser direcionado a venda ou mesmo a estocagem (Silo, civil) para secagem ou para aguardar a melhor oportunidade de venda do grão. Neste exemplo, podemos perceber o quanto é importante haver interação entre as áreas técnicas para a eficiência do processo produtivo.
É realizado o estudo detalhado da propriedade rural, ou área selecionada, com cadastramento de pontos passíveis ou já em processo avançado de erosão.
É realizado o mapeamento da unidade a fim de se levantar pontos críticos e menos críticos de ocorrência de erosões, levando-se em consideração critérios como a topografia, cursos d´água, formação rochosa, classificação do solo, uso do solo e outros fatores.
Após o mapeamento, realiza-se a verificação da viabilidade de recuperação da(s) erosão (oês) ou o tratamento mais viável economicamente a ser aplicado. Em alguns casos, a recuperação da área é feita pela substituição do seu uso, ou seja, após o devido processo legal, a recuperação é feita pela construção de um lago, um açude ou mesmo um parque, destoando os aspectos erosivos e substituindo a voçoroca por um fim nobre, e com isto obter ganho na infiltração de água no solo e ao mesmo tempo conter a evolução do processo erosivo, não sendo neste caso escolhida a recuperação do local (alto custo), somente a adequação com uso mais nobre frente ao anterior (recuperação).
Já, em locais considerados passíveis da ocorrência de erosão, realiza-se o tratamento das áreas com a implantação ou recuperação dos terraços, bacias e curvas. Obviamente que, antes desse procedimento é realizada a conferência dos cálculos e dimensionamentos dos terraços e curvas existentes para verificação se os mesmos foram realmente projetados de forma adequada. Ainda dentro do conceito de verificação, é possível de ocorrer a indicação para um novo uso e ocupação do solo, visto que a cultura praticada pode não ser a indicada para a área.
As propriedades rurais possuem, em sua grande maioria, estradas antigas construídas ou reformadas por sobre linhas de estradas utilizadas desde sua abertura. Muita das vezes, esses caminhos não são os mais seguros, ou mais curtos, resultando em alto custo de manutenção além do ônus com transporte de insumos e produtos.
É possível, com uma visão macro destas áreas, replanejar os talhões adequando-os, tornando seu acesso mais facilitado e econômico. Pode-se também realizar uma avaliação para correção de um corredor, linha principal, carreador ou qualquer outro acesso que apresente dificuldades durante as operações de plantio, tratos culturais e colheita.
Serviços:
- Levantamento, caracterização e quantificação de talhões, com uso de drone e imagens de satélite atuais da propriedade;
- Verificação de distâncias de trajetos, antigos e novos (custo financeiro dos transportes), e confirmação de viabilidade de alteração destes;
- Redimensionamento dos talhões;
- Reorganização da malha viária;
- Construção de estradas rurais de baixa manutenção;
- Organização do fluxo de transporte;
- Estudo de localidade para instalação de estruturas de apoio a produção (Pivô, tanque de armazenamento e silos).
REVESTIMENTO DE CANAL DE VINHAÇA
Construção, limpeza ou recuperação de canais de vinhaça e revestimento do mesmo com geomembrana.
CANAIS DE ESCOAMENTO
Construção, reforma, limpeza e manutenção em canais de escoamento utilizados na irrigação ou drenagem.
ENROCAMENTO EM PONTES DE MADEIRA
Sistema de proteção de cabeceiras de pontes de madeira de propriedades rurais e municípios, para prevenção contra processos erosivos e colapso.
DESMATAMENTO CONTROLADO E BIOMASSA
Desmatamento legal de áreas com aproveitamento do material para produção de biomassa para queima em fornos, fornalhas e caldeiras, diminuido os resíduos e passivos orgânico.
BARRAGENS DE TERRA
Construção e manutenção de lagos, represas e pequenas barragens de terra, utilizados em propriedades rurais para geração de energia, criação de pexies ou fornecimento de água para as criações.
GEOMEMBRANA EM TANQUES E LAGOAS
Construção de tanques e lagos para armazenamento de água ou vinhaça, em áreas rurais. Revestimento com geomembrana PEAD e construção de dispositivos auxiliares (casa de bombas).
BARRAGEM ANTI-ENCHENTE
Sistema de distribuição, dimensionamento e construção de diques em pequenos cursos d´água, que neutralizam os efeitos da "cabeça d´água" e enchentes repentinas, reduzindo seus danos.
PREVENÇÃO DE EFEITOS DE COLAPSO EM BARRAGENS
Construção de disposito em barragens devidamente projetado para conter e liberar gradualmente a água após colapso ou rompimento da mesma.